Apresentação

A água é um recurso natural de grande valor económico, ambiental e social, fundamental à subsistência e bem-estar do Ser Humano e dos ecossistemas da Terra. A sua disponibilidade assinala grandes contrastes, tanto em termos espaciais como temporais. Daí resultam problemas relacionados com a sua escassez ou excesso (por exemplo com secas e cheias/inundações), a que se associam o crescente consumo humano e por alguns setores de atividade, a degradação da sua qualidade e as variações recentes na sua quantidade impostas pelas mudanças climáticas.

Recurso vital, essencial à produção de bens e serviços, manancial de biodiversidade, fonte de inspiração e de lazer, mas também de conflito, a gestão das águas superficiais e subterrâneas requer uma visão holística, que concilie as necessidades humanas, o desenvolvimento económico e a proteção dos ecossistemas naturais, por forma a não comprometer a sua sustentabilidade.

A água assume-se, neste século, como um recurso estratégico e a sua gestão corresponde a um desafio transversal à sociedade, por envolver a comunidade científica, política, empresarial e ligada à gestão territorial, mas também cada cidadão, nas suas ações individuais e/ou coletivas. Convidam-se, assim, a participar neste congresso, especialistas, técnicos, professores, estudantes e outros profissionais cujo interesse incida nos diferentes domínios da gestão e planeamento dos recursos hídricos.

»»»» Programa

»»»» Fotos do evento




Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto - PORTUGAL [ ver mapa ]
geralcegot@gmail.com


FCT