Atividades 2017
Saber Mais

Grupo 3 - Paisagens culturais, turismo e desenvolvimento

Norberto Nuno Pinto dos Santos

Coordenador

Norberto Nuno Pinto dos Santos

Mensagem

Com o modo como se faz uso do espaço e do tempo a possuírem um papel decisivo na organização da nossa sociedade e a importância do sector terciário a assumir-se como incontornável na socioeconomia contemporânea, a morfologia e funcionalidade da paisagem cultural cresce em significado e assegura a motivação para uma investigação cuidada sobre temas forçosamente transversais, como é apanágio da geografia. A procura de identidades territoriais e o marketing dos lugares ganham aqui especial importância e entrecruzam o valor do desenvolvimento a diferentes escalas com as atividades associadas ao lazer e ao turismo.

Esta multidimensionalidade encontra eco no estudo da coesão territorial, em ambientes rurais e urbanos, do litoral ao interior, do vale à montanha, do nacional ao internacional, do local ao global. Todas estas perspetivas impõem um conhecimento aprofundado de recursos locais e regionais, nas suas vertentes materiais e imateriais, e dão especial expressão a pesquisas de competitividades, inovação, posicionamento e destinos. Todos estes processos implicam interlocuções e múltiplas parceiras que levam os investigadores deste grupo a procurar o apoio de instituições diversas, contando sempre com os stakeholders específicos de cada território e tomando sempre em atenção o espaço físico como elemento incontornável e de suporte, elemento de uma estrutura onde se desenrolam as atividades dos agentes de desenvolvimento.

Os processos de monitorização e diagnóstico estão invariavelmente presentes e são entendidos como metodologia fundamental na pesquisa científica das mobilidades, dos lazeres e do turismo, das paisagens culturais e dos processos de desenvolvimento.



Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto - PORTUGAL [ ver mapa ]
geralcegot@gmail.com


FCT